Educação básica e alfabetização: Programa Escola Resiliente (PER)
Educação básica e alfabetização é uma das sete áreas de enfoque do Rotary, tema que recebe destaque no calendário rotário no mês de setembro. Isso porque são fatores essenciais para reduzir a pobreza, melhorar a saúde, construir a autoestima, incentivar o desenvolvimento econômico e comunitário e promover a paz.
Apesar de o mundo estar avançando nessa área, com as taxas de alfabetização entre adultos e jovens em ascensão e a lacuna de gênero na alfabetização estar diminuindo, as necessidades globais urgentes continuam. No Brasil, por exemplo, cerca de 11 milhões de pessoas são consideradas analfabetas, o que representa 6,6% da população com mais de 15 anos que não sabe ler nem escrever uma simples mensagem.
Por isso, Rotary Clubs do mundo todo seguem entrando em ação para melhorar a educação básica e a alfabetização em suas comunidades, identificando as necessidades e aproveitando as diferentes oportunidades para servir. Pensando nisso, o Distrito 4652 de Rotary International, o qual divide o estado de Santa Catarina com o Distrito 4740, criou o Programa Escola Resiliente (PER).
Por meio do levantamento de dados do relatório "A educação brasileira em perspectiva internacional” (Education Policy Outlook Brasil), elaborado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e lançado em 30 de junho de 2021, o Distrito 4652 constatou que o panorama da educação no Brasil ainda necessita de atenção:
- 26% dos estudantes brasileiros alcançaram a proficiência mínima em leitura, matemática e ciências. A média da OCDE é de 64%;
- 67% dos brasileiros de 25 a 34 anos completaram pelo menos o ensino médio. A média da OCDE é 85%;
- 21% dos brasileiros de 25 a 34 tem qualificação superior. A média da OCDE é 45%;
- 30% dos alunos menos favorecidos têm computador em casa. A média entre os alunos de escolas particulares é de 90%;
- A perda para cada jovem no Ensino Médio, em 2020, foi de 10 pontos de aprendizado, podendo chegar a 20 pontos em 2021 na escala Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Assim, o Programa Escola Resiliente é um guia prático de ações organizado pelo Distrito 4652 de Rotary Internacional focado no ambiente escolar com proposições de projetos práticos que estimulem atividades escolares e o desenvolvimento das crianças e adolescentes matriculados nas unidades escolares da rede pública municipal, com especial ênfase no ensino fundamental I e II.
A intenção é favorecer a permanência das crianças e adolescentes na escola, garantindo que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades para a promoção da ciência, dos direitos humanos, da cultura da paz e da não violência, da cidadania global e da valorização da diversidade e da cultura, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e economicamente sustentável. É um programa de duração anual, que inicia como plano piloto, tornando-se permanente e indeterminado e que conta com clubes de Rotary, Rotaract e Interact para ser colocado em prática.
E como boas iniciativas podem e devem ser compartilhadas, o Distrito 4740 foi convidado a aderir ao PER e, dessa forma, fazer com que o programa alcance todo o território catarinense. Assim, no dia 25 de agosto foi realizada uma reunião virtual de apresentação do PER para o Distrito 4740 e a aceitação da ideia por parte dos participantes foi positiva.
“Recebemos a proposta de fazer parte desse projeto na área da educação como forma de abranger o estado todo, gostamos do que vimos e vamos debater nossa participação junto com nossos companheiros. São iniciativas assim, com trabalho em equipe, que movem o Rotary”, destaca Ivan Roberto Gilioli, governador do Distrito 4740.
Se a proposta for aceita, os clubes participantes endereçarão todos seus esforços para o fortalecimento do senso de unidade e de pertencimento das crianças e adolescentes em suas escolas e comunidades, de acordo com as linhas de ação do Rotary International.






