por Rotary Club de Chapecó-Sul Centenário
Promover ações voltadas a angariar fundos para aquisição de Suplementos Alimentares aos pacientes hospitalizados do Setor de Oncologia do Hospital Regional do Oeste de Chapecó, e que atende pacientes encaminhados por vários municípios da região oeste do estado de Santa Catarina.
Desde 2008, o Rotary Club Chapecó Sul Centenário se preocupa com os pacientes atendidos no Hospital Regional do Oeste, no setor de Oncologia. Muitos deles oriundos de cidades vizinhas, que passam o dia em trânsito, ou mais de um, para receber o tratamento do câncer. E E muitos deles, crianças, público onde a atenção do clube foi ainda maior.
Um dado a ser visto:
No Brasil, o câncer representa, atualmente, a terceira causa de morte, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e para causas externas. O tratamento é efetuado por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, realizadas de forma isolada ou concomitante, dependendo da indicação. O tipo de tratamento instituído pode apresentar influência no estado nutricional do indivíduo, pois repercute diretamente na alimentação.
A desnutrição é uma complicação freqüente em pacientes oncológicos e tem sido associada ao aumento das taxas de morbidade e mortalidade, às complicações infecciosas, à má nutrição, ao maior tempo de hospitalização, à imunossupressão, à redução da resposta à quimioterapia, ao aumento do risco de toxicidade induzida pela quimioterapia, ao aumento do risco de complicações pós-operatórias, à piora da qualidade de vida e, conseqüentemente, ao aumento dos custos para o sistema de saúde.
Onde nos engajamos:
A terapia nutricional pode ajudar os pacientes com câncer a obterem os nutrientes necessários para manter o vigor e o peso corporal, impedindo a perda do tecido corporal, constituindo novos tecidos e combatendo infecções. O comprometimento nutricional pode influenciar negativamente no tratamento como um todo, reduzindo sessões de quimioterapia e radioterapia, retardando cirurgias ou a recuperação pós-operatória, entre outros fatores. A intervenção nutricional durante o tratamento antineoplásico deve ser realizada de forma precoce, racional e individual. É importante para manter o balanço energético, prevenir perda de peso e oferecer os macronutrientes necessários ao individuo, desde que o consumo de micronutrientes seja adequado.
Companheiros e sociedade que participam das ações do clube para essa causa.
A Ação:
Mensalmente é feita a doação ao Hospital Regional do Oeste - HRO, ou quando solicitado. As latas são adquiridas pelo clube com verba proveniente de ações ações voltadas a angariar fundos para este projeto.
As entregas são sempre feitas no setor de Oncologia do Hospital Regional do Oeste - HRO, onde o paceinte em tratamento podem retirar as latas.
Todos os meses estamos atendendo o seto de Oncologia com as latas. Isso desde 2008. Estamos completando quase 10 anos de projeto.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios