Resgate Histórico e Cultural
A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma entidade não é diferente. Preservar a memória de uma entidade como o Rotaract é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.
Um dos objetivos deste projeto é mostrar a contribuição e importância do angariamento dos arquivos na reconstrução da memória histórica e cultural do Club e, por conseguinte, resgatar e preservar parte da memória local, permitindo assim que as gerações mais antigas revivam o passado e as atuais e futuras tomem conhecimento da história do Rotaract Club Xanxerê.
O projeto nos permitiu reconstruir, em partes, a história do Club a partir dos seus arquivos. O resgate histórico e cultural do Rotaract Club Xanxerê, através desse acervo, nos fez compreender um pouco mais sobre a história do Club, bem como o seu surgimento e as transformações que decorreram com o passar do tempo. Preservar a memória do Club é resgatar momentos, espaços, é salvaguardar a sua história e a memória local. É de suma necessidade que preservemos e resguardemos nosso passado, daí a valia dos arquivos do Club como ferramenta de memória. Resgatar o passado do Club e entendê-lo é permitir que parte dessa memória não se perca. Manter a história viva é construir e reconstruir memórias.
Postado em 15 de Dezembro de 2016 por Rotaract Club de Xanxerê